Como o software jurídico pode beneficiar o seu escritório de advocacia?

Um software jurídico é uma ferramenta indispensável para o escritório de advocacia. Muito mais, entretanto, do que organizar e automatizar as atividades cotidianas, ele impacta positivamente no caixa, deixando a estrutura do seu escritório muito mais econômica. Além de representar uma vantagem competitiva em um mercado tão concorrido como o do Direito. A forma como isso acontece é o tema do artigo de hoje. Antes de tudo uma pausa para relembrar o que é um software jurídico.

O que é um software jurídico?

O software, ou programa, jurídico é uma ferramenta tecnológica capaz de cuidar da gestão tanto dos processos jurídicos como dos administrativos. Esqueça as agendinhas de papel ou de atualizar um a um os sites dos tribunais. Por meio dele, o advogado consegue acompanhar todos os processos. O software jurídico consulta e edita os desdobramentos, objetos, honorários e documentos. Ele também automatiza o recebimento dos andamentos processuais, notificando de todas as novidades.

Um sistema de gestão jurídica completo também organiza a rotina do seu escritório. Ele é capaz de gerenciar e controlar as agendas de todos os profissionais, além de organizar contratos e assinaturas. Até o relacionamento com o cliente fica mais próximo, uma vez que o mesmo pode ter acesso ao sistema para acompanhar o andamento de seu processo.

Como já dissemos, entretanto, os benefícios vão muito além da agilidade e organização. Com um software jurídico, você vai economizar! E isso não tem a ver só com o caixa, mas na economia de insumos e tempo. Dois itens que influenciam diretamente o seu orçamento, certo?

Tempo é dinheiro: otimização das atividades jurídicas

A máxima é conhecida principalmente entre os advogados. Afinal de contas, a maioria cobra seus honorários com base nas horas trabalhada. Sendo assim, tempo é um recurso valioso. E, às vezes, escasso. Todo escritório de advocacia conta com uma série de rotinas que podem comprometer a agilidade dos serviços jurídicos. Por isso, a execução delas precisa ser otimizada. O software jurídico é capaz de automatizar essas tarefas, fazendo com que o advogado tenha mais tempo livre para focar naquilo que realmente importa. Ele vai poder se dedicar à pesquisa, elaboração de teses e petições e cuidar melhor do atendimento ao cliente. Além disso, terá mais oportunidade para prospectar, aumentando a carta de clientes. Tudo isso influencia no orçamento e rentabilidade do escritório.

Economia de equipamentos e TI

Os softwares mais modernos ficam armazenados na nuvem. Ou seja: não é necessário ter hardwares e técnicos, o que representa economia para o escritório. A manutenção também fica por conta do fornecedor. Para utilizar esses softwares, tudo o que o que você precisa é um dispositivo conectado à internet. E o melhor de tudo: eles permitem o acesso remoto. Assim, você consegue visualizar todas as informações que necessita sobre processos e clientes de qualquer lugar, através de um tablet, notebook ou smartphone.

Economia de papel

Você já parou para calcular quanto seu escritório gasta com impressões e papel? Isto pode trazer enormes prejuízos para o orçamento, sem contar no impacto ambiental. Com um software jurídico é possível economizar papel e impressões, gerando uma bela economia no orçamento!

Ajuda a tomar decisões

A análise de dados presentes no software jurídico permite que você tome decisões mais estratégicas para o sucesso do negócio. Quem são os seus clientes, suas ações e demandas? Essas informações são fundamentais para direcionar os rumos do escritório, facilitando, assim, os ganhos futuros.

Vantagem competitiva

Por fim, o software jurídico também é capaz de trazer uma enorme vantagem competitiva ao escritório de advocacia. A gestão jurídica fica mais profissional, controlada, organizada e produtiva. É uma forma de se igualar e superar os concorrentes. O profissional, material essencial no exercício do Direito, será direcionado quase que exclusividade para o que realmente importa: o atendimento ao cliente.

Ter uma estrutura enxuta e funcional é uma tendência para a maioria das empresas. E os escritórios de advocacia não escapam desse modelo. Para quem ainda não apostou na tecnologia como uma boa aliada, vale a pena fazer um teste! As dicas para você escolher o melhor software jurídico estão neste artigo. Vale lembrar que a ferramenta também traz inúmeros benefícios ao advogados autônomos. Aguardem! Este será o tema da nossa próxima publicação.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami