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5 razões para dar feedback ao cliente na advocacia

O feedback é um fator que influencia diretamente a qualidade do atendimento no escritório de advocacia. Muito mais que isso, o feedback pode ser um importante diferencial competitivo.

Atender com excelência gera fidelização do cliente. E este deve ser o seu principal objetivo enquanto advogado. Sem a fidelização do cliente, não existe nenhuma diferença entre o seu escritório ou qualquer outro. Todos vão sair brigando apenas pelo preço, enquanto o atendimento de qualidade deveria ser intrínseco ao exercício do Direito.

A importância do feedback na advocacia

Pensando na importância do feedback do advogado para seu cliente, listamos 5 motivos para você investir de vez nessa prática no seu escritório de advocacia.

Aumento da confiança e construção da reputação no mercado

Infelizmente, a reputação do advogado não é boa. Em geral, o cliente desconfia de advogados. Seja por uma experiência ruim, pela má fama no mercado e até mesmo pelo imaginário traçados por filmes, séries e novelas.

O fato dos advogados serem reconhecidos por só falaram com o cliente durante a assinatura do honorário e no fim do processo não colabora em nada. Pelo contrário, só prejudica a imagem no mercado. E é isso que você, enquanto profissional do Direito, tem que mudar.

Ao oferecer um feedback constante para seus clientes, você tem a chance de trabalhar melhor sua reputação. E o melhor de tudo: é a oportunidade para se diferenciar da concorrência.

Você se antecipa às necessidades do seu cliente

Antecipar às necessidades do seu cliente deve ser um dos objetivos de um atendimento de qualidade prestado pelos escritórios de advocacia. Uma das principais formas de se antecipar é oferecer feedbacks.

Seu cliente está passando por um momento delicado, ansioso para ver seu processo concluído. Sendo assim, tudo o que ele quer é feedbacks a todo tempo. De preferência, com toda agilidade possível.

Quando ele é sempre comunicado sobre o andamento de seu processo, sua necessidade por atualizações é suprida. Como consequência, a ansiedade também diminui e ele não precisa entrar em contato com você a todo momento.

O software jurídico pode facilitar ainda mais esse processo. O iProcessum, por exemplo, oferece a opção de envio de atualizações por e-mail sempre que houver alguma novidade em seu processo. Assim, ele é notificado automaticamente. O seu papel será entrar em contato para descobrir se ele tem alguma dúvida e como pode orientá-lo melhor.

Serviço diferenciado

Em um mercado que pouco valoriza a qualidade do atendimento ao cliente, o feedback é um diferencial e tanto para o seu escritório de advocacia.

Pode parecer simples, mas atender as ligações ou responder Whatsapp aumenta ainda mais a relevância do seu feedback.

Quantos colegas já reclamaram de clientes que ligam? Quantos não atendem o telefone ou não retornam? Ao oferecer feedback para os seus clientes, você imediatamente se destaca dos demais. Por isso, é essencial atender o seu cliente, retornar seus contatos e, principalmente, automatizar estes contatos.

Possibilidade de converter novas prospecções

Oferecer feedback, ajuda a prospectar novos clientes. Ao dar uma satisfação do andamento do processo para seu cliente, ele não só ficará satisfeito como se lembrará de você em todos os momentos. Seu nome aparece no e-mail dele, nas mensagens, nas ligações. Certamente, quando alguém pedir alguma indicação, é o seu nome que ele falará.

Lembre-se: o feedback é uma ótima forma de ser lembrado e conquistar novas indicações.

Você vai poder cobrar honorários mais caros que a concorrência

Ao oferecer retornos periódicos ao seu cliente, você poderá cobrar honorários mais altos que a concorrência. Afinal de contas, se o seu serviço é superior, seus honorários também poderão ser mais caros.

Sabemos que existe um receio de aumentar os honorários. Sobretudo se for um valor alto, que o cliente vai se recusar a pagar. Saiba, entretanto, que vale a pena ter clientes que pagam melhor. O bom cliente enxerga o diferencial. Quanto mais conhecido você ficar no mercado, melhor sua reputação e maior também será sua capacidade de cobrança. E, claro, maior também será o entendimento do cliente que vale a pena investir mais em um serviço melhor.

Como fazer?

Muitos ficam em dúvida de como criar uma rotina de contatos com seus clientes, sem que isso prejudique a realização de suas tarefas diárias.

O segredo é entender o seu momento e se organizar para que tudo possa ser feito a tempo e de maneira correta.

O primeiro passo deve ser estabelecer horários e formas para responder às dúvidas de seus clientes. Não há qualquer problema em eleger um canal próprio. Pode ser e-mail, whatsapp, SMS. Você também pode deixar claro o horário em que as respostas serão dadas. Seu escritório trabalha de 9h às 17h? Deixe tudo isso claro ao cliente, no fechamento do contrato. Lembre-se, aquilo que não se delimita, tudo se permite.

Estabelecido o horário e as formas de respostas, cumpra o combinado. Nada pior que receber uma promessa e não vê-la cumprida, não é mesmo? Então coloque esta como uma de suas tarefas. Você pode delegar respostas e casos mais simples para sua secretária ou seus estagiários. E, assim, trabalhar somente os casos que precisam de mais atenção. Em ambos as situações, um sistema como o iProcessum será fundamental no fornecimento das informações mais atualizadas.

Em suas respostas, fuja do juridiquês, pois o cliente pode ficar mais confuso que esclarecido. Isso certamente aumentará a demanda por mais atendimento. Seja claro e objetivo, faça seu cliente entender no primeiro comunicado.

Sempre diga que todas as medidas necessárias cabíveis ao caso estão sendo tomadas, assim você não deixa o cliente na expectativa se haverá ou não um próximo passo. Se houver uma informação relevante que o cliente deva saber, informe-o. Você terá que levar ao conhecimento dele de qualquer maneira. Quanto antes ele souber, menor o desgaste. A sentença foi desfavorável? A parte recorreu de algo que parecia certo? Não importa, diga claramente a fase atual do processo.

Conclusão

Não tem como negar: oferecer feedbacks constantes ao seu cliente é um baita diferencial na advocacia.

Esse comportamento resulta em mais confiança, permitindo melhores prospecções e, claro, cobranças de honorários mais justas.

Que tal, então, implementar uma rotina de atendimentos, com um cronograma voltado para antecipar as necessidades dos seus clientes? Conte com o iProcessum para ajudá-lo a automatizar parte deste feedback.

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