(31) 3972-9452

Como a tecnologia está revolucionando a advocacia?

Temos falado bastante sobre a importância da tecnologia para a gestão dos processos administrativos em um escritório de advocacia. Muito mais do que aumentar a produtividade, entretanto, a tecnologia está impactando a área jurídica de uma forma positiva em diversos níveis. E é sobre isso que gostaríamos de conversar com você hoje em nosso blog.

A tecnologia a serviço do Direito

Não é segredo para ninguém que vivemos uma revolução digital. Redes Sociais, Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada, impressão 3D…Tudo isso já é realidade, e a advocacia também precisa se adaptar à ela. Os advogados e outros profissionais que atuam na área jurídica devem estar abertos à tecnologia e, sobretudo, no jeito que ela impacta o seu trabalho.

É essencial identificar as ferramentas que ajudarão a prestar um atendimento diferenciado ao cliente. Em outras palavras: que garanta tanto a agilidade quanto a qualidade dos serviços. Isso só se torna possível porque existem sistemas informatizados capazes de otimizar os processos rotineiros e repetitivos.

Dessa forma, o advogado pode concentrar sua atenção e esforços em situações e processos cujo sucesso depende única e exclusivamente do fator humano: estudo dos casos e elaboração de teses e petições.

Enfim, a grande questão não é mais sobre a validade do recurso tecnológico aplicado à advocacia. E, sim, sobre quais as melhores ferramentas e práticas na hora de usar a tecnologia a favor da produtividade em um escritório de advocacia.

Pensando nisso, reunimos as situações do seu dia-a-dia em que as ferramentas tecnológicas se tornam imprescindíveis.

Segurança no armazenamento de arquivos

As suas informações ficam muito mais seguras quando armazenadas na nuvem do que em gavetas e arquivos. A maior parte dos recursos tecnológicos desenvolvidos e disponibilizados online para escritórios de advocacia contam com múltiplos recursos para garantir a segurança da informação. Entre eles estão os certificados de segurança, criptografia de dados, políticas de backup e medidas físicas de proteção aos servidores hospedeiros dos serviços. E o melhor de tudo: como estão online, você pode consultar os arquivos de qualquer lugar que estiver, a qualquer hora do dia.

Marketing Profissional

A regra é clara: marque presença na rede! A Internet veio para conectar pessoas. Sendo assim, ela é hoje um dos principais meios para você se conectar também com clientes em potencial.

Para aproveitar as potencialidades da rede, o primeiro passo é investir em um site próprio para você ou seu escritório. Uma página para que você e sua equipe de advogados publiquem artigos relevantes ao público. Dessa forma, você constrói a reputação do seu escritório online, e ainda aumenta a relevância da sua página nas redes.

Investir em técnicas básicas de Inbound Marketing, como a aplicação de SEO nos conteúdos publicados no seu site, são uma excelente forma de melhorar a posição do seu escritório de advocacia nos resultados de buscadores como Google e, assim, trazer pessoas para o seu site.

É sempre bom ressaltar que o site deve ter um formulário de contato, de preferência com um primeiro atendimento online e em tempo real, aproveitando o momento inicial da jornada do seu cliente. Além disso, a página deve ser acessada de qualquer dispositivo mobile sem prejudicar o conteúdo.

Não se esqueça das redes sociais. Mantenha seu Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram sempre atualizados, com publicações confiáveis e que gerem interesse em seus seguidores. Interaja com seu público e outros influenciadores que estão na mesma área de atuação que a sua.

Softwares jurídicos

É claro que não poderíamos deixar de mencionar os softwares jurídicos. Este recursos permite administrar, em uma só plataforma online, os mais diversos aspectos do seu escritório de advocacia.

Softwares jurídicos, como o iProcessum, contam com diversas ferramentas que vão ajudá-lo a gerir atividades, processos internos e – principalmente – pessoas. Com ele, você organiza as tarefas, garantindo que nenhum prazo seja perdido. É possível separá-las entre os membros de sua equipe e acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas.

Todas as informações relativas aos processos jurídicos do escritório ficam armazenadas online em um só lugar. Cada cliente conta com uma pasta específica com todos os seus dados e atualizações do caso. Assim, você não perde tempo tentando organizar inúmeros papéis e pastas quando for se encontrar com eles. E mais: o cliente pode ter acesso imediato às atualizações do seu processo, por meio de notificações no e-mail ou celular.

Outra funcionalidade incrível é a gestão automática dos processos. O iProcessum, por exemplo, verifica todos os dias mais de 200 Diários Oficiais Eletrônicos de Justiça. Todas as informações são importadas automaticamente com nomes dos usuários advogados.

O sistema extrai e exibe prazos, partes, tipos de ações e ainda sugere título para o processo. Tudo isso para deixar sua rotina mais prática.

O software jurídico também conta com agenda e calendário para que você não perca nenhum compromisso ou prazo importante.

Conclusão

Viu só como a tecnologia é essencial para aumentar a produtividade, garantir um bom atendimento e ainda conquistar mais clientes? Esses são só alguns dos recursos. Felizmente existem – e existirão – ainda mais. Cabe a você, profissional do Direito, estar sempre atento às inovações, pensando na melhor forma de usá-las em sua rotina de trabalho.

No próximo artigo, vamos trazer algumas dicas para você otimizar os processos em seu escritório de advocacia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami