A importância do bom atendimento para os escritórios de advocacia

O bom atendimento ao cliente é uma das mais poderosas ferramentas de fidelização e novas indicações para o escritório de advocacia.

O cliente que percebe seu advogado como um profissional atencioso lembrará dele quando precisar de orientação jurídica ou de representação no tribunal.

Por outro lado, do ponto de vista estratégico, é muito mais barato investir nos clientes que já existem do que sair para prospectar. Vale lembrar que o bom relacionamento por si só funciona como uma ferramenta de captação. Um cliente satisfeito certamente indicará você e seu escritório para amigos ou conhecidos.

Mas a realidade na maioria dos escritórios é outra

Infelizmente, existem muitos casos de escritórios de advocacia que perderam clientes, ações e oportunidades de novos negócios devido à baixa qualidade dos serviços oferecidos.

Um atendimento ruim gera insegurança, fazendo com que o cliente procure outros advogados para saber sobre o andamento de seu processo. Uma prática que gera bastante desconforto para as três partes envolvidas.

O pior de tudo é que a maioria dos escritórios ainda não se conscientizaram sobre a importância de investir em estratégias para garantir a qualidade e agilidade do atendimento.

Essa (triste) realidade acaba fazendo com que o bom relacionamento seja uma vantagem competitiva no segmento.

Pensando na relevância e urgência desse tema, criamos mais uma série de quatro artigos sobre a excelência do atendimento no escritório de advocacia. Vamos abordar estratégias para você aprimorar cada vez mais o relacionamento com seu cliente.

Nesta série de artigo, você vai ler sobre:

  1. A importância do bom atendimento para o escritório de advocacia
  2. Como investir no atendimento ao cliente?
  3. Por que o bom atendimento ao cliente pode aumentar os lucros do escritório de advocacia?
  4. Como o software jurídico auxilia na hora de garantir a excelência do atendimento?

A fidelização dos clientes

O faturamento dos escritórios de advocacia que não utilizam estratégias para fidelizar o cliente depende da prospecção. O resultado disso é a alta rotatividade, causando instabilidade no volume de causas.

Em alguns momentos, os escritórios estão com um volume de trabalho abaixo do potencial. Em outros, acima de suas possibilidades. Nesse último caso, pode acabar influenciando negativamente o atendimento ao cliente. O resultado é a baixa reputação no mercado, dificultando cada vez mais a captação de novos clientes.

O momento do cliente

Vale a pena ressaltar que o atendimento está relacionado à experiência do cliente. Ele pode não ter a noção da qualidade técnica dos profissionais, mas tem real noção sobre o atendimento recebido por qualquer colaborador. É essencial, portanto, que todos entendam a real importância de atender com excelência.

A empatia no atendimento

Um dos principais valores na hora de montar uma estratégia de atendimento é a empatia. Afinal de contas, litigar na justiça não é algo muito agradável. E, claro, pode ser um momento estressante na vida do cliente.

Imagine, por exemplo, um processo ligado ao direito de família, ou então um caso indenizatório que pode representar o fim de uma sociedade

É essencial que você se coloque no lugar de seus clientes, oferecendo, assim, um serviço personalizado para cada um. Ofereça um copo d’água ou café para quem acabou de chegar ao seu escritório. Se o seu cliente tem dificuldades técnicas ou mesmo emocionais para falar sobre determinado assunto, respeite o tempo dele.

O tempo para investir no atendimento

Um dos maiores problemas nos escritórios de advocacia é o pouco tempo dedicado às tarefas mais importantes, e o excesso de tempo investido nas atividades de menor relevância.

O resultado disso pode ser a negligência do atendimento ao cliente.

Quantas horas, por exemplo, você perde baixando peças processuais ou consultando o andamento de processos? Será que vale a pena investir tempo e dinheiro em mão de obra especializada para desempenhar tarefas tão mecânicas e burocráticas? A boa notícia é que nada disso precisa ser feito por um ser humano.

Um programa jurídico é capaz de dar conta de tudo isso. Muitos escritórios têm conseguido melhorar seus serviços com a ajuda da tecnologia. Software para advogados, como o iProcessum, consegue organizar as tarefas. E mais: ainda fazem a busca por processos nos diários oficiais. O sistema realiza a extração e exibição de prazos, partes, tipos de ações e sugere título para o processo. Tudo isso para deixar a rotina bem mais prática.

Alguns podem ter a impressão que o serviço se tornará mais frio e impessoal. O que acontece, entretanto, é o oposto.

Quando você não precisa gastar tempo com tarefas administrativas, você aumenta sua produtividade. E, claro, pode se dedicar ao que realmente importa, que é o atendimento ao cliente e estudo dos casos.

Você terá mais tempo para responder seus clientes preocupados com os seus processos, marcar reuniões e fazer o primeiro atendimento de um jeito mais atencioso.

Conclusão

Atender com excelência garante ao escritório a tranquilidade de um cliente satisfeito e bem orientado. E o principal de tudo: menos propenso a procurar a concorrência.

É importante ressaltar, entretanto, que atender bem não significa apenas tratar os clientes com simpatia. As informações devem ser pertinentes. Você deve saber o que está falando.

Pensando nisso, na próxima semana, vamos abordar as estratégias para você garantir sempre a excelência do atendimento ao seu cliente.

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