(31) 3972-9452 / (31) 9 9124-8598

Certamente, você determina resoluções e metas para o próximo ano, certo? E essas resoluções podem ser tanto para a esfera pessoal quanto para a profissional. Para a sua carreira, revolucionar o seu escritório de advocacia está na sua lista de resoluções para 2020, não é mesmo? Agora, faça uma reflexão. Quais objetivos estabelecidos para 2019 realmente foram de fato colocados em prática?

Estabelecer pequenas metas ao longo do ano, ir aos poucos e com calma, pode ser muito mais produtivo. E as chances de você se frustrar depois são bem menores.

Se você deseja traçar os objetivos e planejar os próximos passos do seu escritório de advocacia para 2020, continue a leitura do artigo. Hoje, vamos compartilhar algumas estratégias que podem promover um resultado bastante satisfatório para os seus negócios e sua carreira como advogado.

Como revolucionar seu escritório de advocacia no próximo ano?

O que esperar deste ano que já nasce icônico pelo número? 20 20. Para os americanos, a expressão Visão 20/20 é usada para indicar a “visão perfeita”! E você? Como enxerga o ano de 2020? Como revolucionar o seu escritório de advocacia em 2020?

Separamos 6 dicas estratégicas que vão fazer a diferença no seu escritório e carreira profissional em 2020.

Um breve resumo do que vamos falar:

  1. Abrace a criatividade
  2. Consolide o relacionamento com o seu cliente
  3. Conhecimento nunca é demais!
  4. Defina metas
  5. Estabeleça parcerias e aprenda a dizer não
  6. Coloque em prática as resoluções de Ano Novo

6 dicas para fazer a diferença em 2020

Abrace a criatividade

A advocacia é conhecida por ser uma profissão conservadora. Quantas vezes você ouviu alguém dizer que os advogados são resistentes às mudanças? Se você se sentir enquadrado nesse percepção, talvez esse seja o momento para apostar na inovação.

Que tal aproveitar a chegada de um novo ano e abrir espaço para a criatividade? Aí você pergunta: Mas como ser criativo, inovador, sendo que, culturalmente, a profissão me ensinou a ser pragmático e racional? Pequenas atitudes podem ajudar você a ativar o lado direito do cérebro: o intuitivo, o artístico, o criativo.

Experimente trocar os objetos de lugar. Já pensou em trocar sua mesa de trabalho de posição? Isso pode mudar a perspectiva que você enxerga as situações, dando lugar a novos pensamentos e ideias. Use meias coloridas, comece a anotar as ideias no celular ou em post-its, tome atitudes diferentes das quais você tomaria normalmente. Utilize novos apps, leia livros e assista filmes e séries. Tenha tempo livre, respire!

Com tempo e treino, você vai adotar ideias inovadoras para resolver problemas complexos. E mais: você vai perceber que vai ser muito mais fácil encontrar soluções para problemas mais delicados.

Consolide o relacionamento com o seu cliente

O relacionamento com o cliente foi um dos principais temas abordados no blog do iProcessum em 2019. E, devido a importância do tema, certamente será recorrente também no próximo ano. O cliente é o principal ativo do seu escritório. Sem ele seu negócio não progride, ou melhor, inexiste. Sem ele não existem os processos, logo você não atua como advogado. Por isso, invista em um atendimento de excelência.

Clientes satisfeitos são clientes fiéis. E o principal de tudo: recomendam seu serviço. Lembre-se: as pessoas só irão recomendá-lo se a experiência tiver sido boa.

A advocacia é feita de pessoas para pessoas. O relacionamento é a tônica da profissão. A proximidade com a sua clientela importa muito. O seu cliente, inclusive, está passando por um momento delicado. Portanto, além de um serviço exemplar, você deve ser sempre solícito. Esteja disponível para orientá-lo, esclarecer suas dúvidas e, claro, dar o feedback das atualizações em seu processo.

Você também pode investir na automação dos processos gerenciais do seu escritório. Assim, terá muito mais tempo livre para se dedicar com mais atenção à sua clientela.

Além disso, com um software jurídico, todas as informações referentes aos processos estarão centralizadas em um só lugar. Vai ficar muito mais fácil quando você precisar se encontrar com seu cliente. Pode ser muito cansativo, e até mesmo constrangedor, perguntar a ele várias vezes sobre algo que você deveria saber.

Portanto, em 2020, coloque como prática se preocupar como seu cliente e, claro, oferecer o melhor atendimento a ele. Do contrário, eles podem acabar procurando a concorrência. Dando à devida atenção ao seu cliente, você perceberá como será mais fácil revolucionar seu escritório de advocacia em 2020.

Conhecimento nunca é demais!

Atualização profissional é um item fundamental na lista de todos os profissionais. Para os advogados, então, nem se fala! Além das leis mudarem constantemente, é preciso conhecer as inovações tecnológicas que estão revolucionando a Advocacia. Já falamos sobre o assunto, lembra? Neste artigo, inclusive, demos algumas dicas para você incorporar a cultura digital no seu escritório de advocacia. Se até o Judiciário está se modernizando ao colocar Diários Eletrônicos, por que você vai resistir? Inclusive, o tempo que você economiza quando decide apostar na automação é imenso!

Para se atualizar, entretanto, você precisa fazer as escolhas certas! Não adianta muito colocar em sua lista de 2020: “ir a mais eventos da sua área de atuação” ou “fazer um curso de especialização”. É fundamental buscar a assertividade! Então, reflita: Em qual área você deseja se especializar? Ou melhor: analise o mercado! Quais as áreas mais quentes do Direito atualmente? Onde existem as principais demandas e oportunidades? Elas estão alinhadas ao que você deseja ou tem mais afinidade?

Com as respostas, você consegue definir quais cursos fazer, quais eventos frequentar e o que deve extrair de cada um deles.

E, claro, além dos cursos de qualificação, pós-graduação e especializações, existem também eventos anuais. Estes últimos são oportunidades incríveis de você construir networking, e claro, se mostrar para o mercado.

Defina metas

O que você deseja para o seu escritório e/ou carreira no fim de 2020? A partir desse objetivo final, trace pequenas metas para serem cumpridas ao longo do ano. Além de listá-las, você também deve descrever o que fazer para alcançá-las. E, claro, avaliar os resultados periodicamente. Essa análise é essencial para avaliar se está no caminho certo ou se será possível ajustar as metas.

Estabeleça parcerias e aprenda a dizer não

Formar parceria é um jeito rápido e sustentável de alcançar determinados objetivos. A estratégia só é bem-sucedida, entretanto, se fizer sentido para todas as partes envolvidas.

Por exemplo, se você já tem mais trabalho do que sua capacidade produtiva permite, se a filosofia do seu escritório não está alinhada com a proposta feita ou se você simplesmente percebe que não vai ter vantagem alguma com a união, talvez seja bom recusar! Agora, se os serviços irão se complementar, se vocês poderão compartilhar clientes, levando um serviço agregado de excelência, pode apostar na parceria em 2020!

Sobre a importância de dizer não

O não pode ser libertador quando você tem um objetivo bem determinado. Definir metas reais e mensuráveis é, portanto, fundamental para você conseguir saber o que, de fato, é prioridade para você e para o seu escritório. A partir desse planejamento sincero, é preciso dizer não para o que não vai ajudar no seu desenvolvimento. E isso é questão de coerência e alinhamento com o seu propósito.

Por falar em propósito, essa palavra continua tendência. E, você, já definiu qual o seu propósito enquanto advogado? E o propósito do seu escritório?

Coloque em prática as resoluções de Ano Novo

Pode parecer meio óbvio. Mas esse item é um dos que as pessoas menos cumprem. Seja por preguiça, comodidade ou até mesmo por desistir na primeira dificuldade. Ou melhor: por precisarem ajustar a rota ao longo da jornada. Afinal de contas, mudanças repentinas podem ser mais difíceis do que imaginamos.

Por isso, a gente recomendou anteriormente (aqui no início deste artigo, lembram?) a estabelecer pequenas metas. E executá-las com calma, de forma consciente e gradual. Direcione sua energia nos processos diários e não na meta em si. Detalhe: a disposição para executar o trabalho no dia-a-dia faz total diferença para você revolucionar seu escritório de advocacia em 2020. Então, procure manter-se motivado sempre.

Comece devagar. E tenha em mente que as metas podem ser alteradas ao longo do ano. As prioridades podem mudar. E é fundamental que você seja flexível nesses momentos.

Selecione poucas atividades. Sempre que definir uma meta, destaque as ações que vão transformar seu desejo em realidade. Depois, defina prazos para cumprí-las. E, claro, períodos para avaliar os resultados.

Detalhe: todas essas estratégias podem ser utilizadas em sua vida profissional, como advogado, quanto na sua vida pessoal.

Conclusão

Agora, é hora de você compartilhar conosco! Você já definiu suas metas para 2020? Quais foram as resoluções? Tem alguma dica para contar aos outros leitores? Vamos adorar conversar com você e saber das suas expectativas para revolucionar seu escritório de advocacia em 2o2o.

Nós, aqui do iProcessum, estamos preparando uma série de novidades no blog. Queremos produzir cada vez mais conteúdos para ajudá-lo a crescer profissionalmente.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami