(31) 3972-9452

Quais são os vilões da produtividade nos escritórios de advocacia?

A produtividade nos escritórios de advocacia pode ser comprometida devido a alguns ladrões de tempo mais perigosos do que se imagina.

Muitos acreditam que a Internet e o Whatsapp são os principais vilões, mas não se engane! Fatores da própria rotina, como reuniões extensas e improdutivas e até mesmo colegas de trabalho, podem afetar bastante a produtividade em seu escritório de advocacia.

Separamos uma lista com os vilões do tempo, além de apontar como um bom software jurídico pode ajudar você a derrotar todos eles.

Falta de organização

A organização dos processos é peça fundamental para o correto funcionamento do seu escritório de advocacia. A produtividade está ligada diretamente a esse fator. Quando as informações não estão centralizadas e ordenadas por cliente, executar as demandas pode ser mais trabalhoso. E você pode acabar perdendo muito tempo.

Um bom software jurídico ajuda a organizar todas essas informações. No iProcessum, por exemplo, você pode criar uma pasta para cada um de seus clientes. Depois, é só acrescentar dados, processos e andamento dos mesmos, calendário com reuniões e tudo o que for importante para um bom atendimento.

Com o conteúdo armazenado na nuvem, as informações estão sempre à mão, em qualquer tempo e lugar. Fica até mais fácil quando for se encontrar com seu cliente.

Volume de trabalho x prazos apertados

O alto volume de processos também pode comprometer a produtividade. Entretanto, é preciso organizar todas as atividades como forma de não perder nenhum prazo judicial.

Por isso, crie o hábito de listar todas as tarefas com os deadlines de cada uma dela. Depois é só encaminhá-las a cada um dos responsáveis pela execução.

Com o programa jurídico tudo fica mais fácil. Você cadastra a atividade no sistema, direciona à equipe e acompanha a sua execução. E, sim, o software envia lembretes quando o prazo vai chegando ao fim.

Falta de padronização de procedimentos

Já a falta de padronização dos procedimentos reduz a produtividade, uma vez que você precisa de mais tempo pensando em como executar as tarefas. Por outro lado, quando uma equipe é bem gerenciada, você desempenha as atividades com mais eficiência, evitando retrabalho.

Os escritórios de advocacia estão apostando em novas rotinas operacionais para agilizar o atendimento, reduzir falhas e continuar respondendo ao cliente com rapidez e perfeição. Isso envolve novos métodos de gestão e desempenho pessoal.

Tarefas mecânicas e repetitivas

Tarefas mais mecanizadas, como pesquisar atualizações de processos em diários da Justiça também roubam – e muito – o seu tempo. A boa notícia é que elas podem ser automatizadas com um bom software jurídico. O iProcessum, por exemplo, pesquisa mais de 200 diários eletrônicos, importa as publicações, extrai e exibe prazos, partes e tipos de ação. Assim, você ganha horas no seu dia, tendo apenas o trabalho de conferir e organizar as tarefas a serem cumpridas.

Conclusão

Não é fácil apontar os vilões da produtividade, sobretudo em escritórios pequenos, onde os advogados assumem funções administrativas e comerciais, além da jurídica.

É preciso ter muita disciplina para organizar agendas, funções e procedimentos, e ainda arrumar tempo para exercer a advocacia.

Então, a nossa dica é usar a tecnologia como uma aliada para otimizar o seu dia a dia. Invista em um bom software jurídico e continue acompanhando nosso blog com dicas para facilitar a gestão de tempo.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami