(31) 3972-9452

Gestão de contratos: com ou sem o software jurídico?

O software jurídico é uma ferramenta muito mais eficiente para fazer a gestão de contratos do seu escritório de advocacia do que as tradicionais planilhas. Além de melhorar a produtividade, esses programas podem ajudar a minimizar os riscos para a sua empresa.

Para quem ainda não pensou em usar esses recursos tecnológicos para fazer a gestão de contratos, hoje vamos abordar todas as suas funcionalidades de forma a minimizar os riscos para o seu escritório.

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos compara tudo o que foi previsto no escopo inicial com o que de fato foi realizado. O gestor deve, portanto, registrar ações e eventos relacionados ao contrato para fins de auditoria.

Nesse sentido, é importante também detectar ocorrências e falhas que podem trazer problemas tanto para o escritório quanto para o cliente. É fundamental anexar documentos que comprovem o cumprimento dos prazos: fotos, atas, certificados, dentre outros.

Uma outra função é elaborar relatórios pontuais capazes de retratar o panorama quantitativo e qualitativo dos documentos. É preciso avaliar o cumprimento das obrigações com qualidade, bem como, a minimização de riscos decorrentes de cláusulas mal redigidas e arriscadas. Melhorar e fazer críticas aos documentos também é uma tarefa que deve fazer parte da gestão de contratos.

A importância da gestão de contratos

Para muitos advogados a gestão de contratos se resume a acompanhar prazos e obrigações. De fato, a criação, execução e encerramento de um processo são atividades que fazem parte da gestão.

Entretanto, a sua real importância não se resume apenas a este tipo de controle. Contratos com cláusulas falhas podem trazer problemas e prejuízos para o escritório. Isso tudo sem contar no risco judicial.

A gestão de contratos é, por fim, uma tarefa estratégica que contribui para eliminar riscos de qualquer negócio, trazendo impactos significativos para o financeiro.

Quem não possui um panorama global de seus contratos e fica preso à análise prazos e seus cumprimentos perde em conquistar mais vantagens para o seu negócio.

Como o software jurídico auxilia na gestão de contratos?

Como já falamos em artigos anteriores, muitos escritórios de advocacia ainda utilizam as planilhas tradicionais para fazer a gestão de tarefas e contratos. No entanto, esse recurso é bastante limitado, sobretudo quando falamos da geração de relatórios e análises estratégicas.

Contar com ferramentas que auxiliem nesse tipo de tarefa permite que o processo de tomada de decisão tenha muito mais qualidade. É por isso que existem os softwares jurídicos, com o iProcessum.

Por meio dessas ferramentas, é possível não só gerar relatórios de análise, como também organizar e visualizar todo o ciclo de vida do documento.

A gestão de contratos em um software jurídico é feita de um jeito muito mais simples. Todas as informações e processos de seus clientes ficam organizados em um só lugar. Assim, você pode localizar todos os dados que precisar com muito mais facilidade.

Este tipo de recurso não é possível por meio de planilhas. Neste caso, você precisará de um arquivo físico ou uma pasta digital para armazenar documentos.

No programa jurídico, você anexa documentos que comprovem o cumprimento de obrigações do contrato na própria pasta do documento. Além disso, os softwares permitem que você crie lembretes com relação aos prazos. Assim você consegue cumprir as atividades sem atrasos, evitando a aplicação de multas e outras penalidades.

Conclusão

A gestão de contratos, como explicamos, pode ser trabalhosa e ao mesmo tempo ineficiente. Contar com as ferramentas tecnológicas é um investimento capaz de trazer retornos e minimizar riscos para o seu negócio.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami