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Como fazer seu escritório de advocacia crescer? – Parte I

Se você quer fazer seu escritório de advocacia crescer, é preciso seguir três etapas fundamentais.

Primeiro, você deve definir até onde será a expansão. Depois, é hora de criar estratégias para atingir esta meta. Com objetivos traçados e atividades em prática, é importantíssimo acompanhar a evolução para ajustar a rota quando necessário.

Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos falar sobre cada uma dessas etapas em três artigos aqui no blog do iProcessum. Quer saber de todas as estratégias? Então, continue a leitura.

Para onde você quer levar seu escritório de advocacia?

Você certamente já ouviu aquele ditado: “Se não sabe para onde quer ir, qualquer lugar é o destino.”

Sendo assim, desejar mentalmente o crescimento do escritório não vai fazer com que ele conquiste mais clientes. Sair fazendo as coisas sem ter uma estratégia embasada em questões financeiras e engajamento da equipe não garante o desenvolvimento estruturado e alinhado à cultura do seu escritório.

Dê um passo atrás e pense: para onde você quer que seu escritório de advocacia cresça? Para isso, indicamos o seguinte caminho.

  1. Planejamento estratégico
  2. Definição de metas
  3. Alinhamento de equipe
  4. Dica bônus!

O planejamento estratégico

É no início do caminho que você define o quanto deseja que seu escritório de advocacia cresça. Assim, você consegue visualizar o tamanho do desafio que terá pela frente.

É durante a etapa do planejamento estratégico que você vai materializar o que era desejo para o universo das possibilidades reais e concretas. É aqui que a expansão do escritório, o aumento da quantidade de clientes e colaboradores começa a ser desenhada de forma estratégica.

O crescimento deve acontecer de forma sustentável. Por isso, dedique-se! Quais são seus objetivos? Que plano traçar para alcançá-los? Invista tempo e energia planejando investimentos, receitas, pontos de retenção, novas contratações e aquisições.

No fim, você vai perceber que todo o esforço dedicado em reuniões de alinhamento e um mergulho nas questões administrativas do negócio para embasar o planejamento valeram a pena.

Defina metas mensuráveis

Estabelecer metas tangíveis e mensuráveis é uma das etapas fundamentais do planejamento estratégico. É para elas que você vai olhar quando quiser saber se está longe ou perto de alcançar os objetivos de crescimento do escritório.

As metas de crescimento devem ser desafiadoras, mas não impossíveis! O desafio motiva, a impossibilidade frustra.

Você pode usar duas metodologias para mensurar as metas: a OKR (Objectives and Key Results, ou, em tradução literal Objetivos e Resultados Chaves) e a SMART.

OKR

As metas construídas com essa metodologia precisam listar o objetivo a ser realizado e a maneira como essa conquista vai ser medida.

Cada OKR segue a seguinte estrutura:

Eu vou (Objetivo)

Medido por (esse conjunto de Key Results).

Exemplo Prático:

– Eu vou conquistar 5 novos clientes até dezembro de 2019 e vou medir esse número mensalmente pelo meu software jurídico iProcessum.

SMART

Para escrever uma meta SMART, você deve considerar cinco atributos:

S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Na prática, você deve descrever um objetivo possível de ser alcançado, com relevância suficiente para que você e sua equipe se engajem para realizá-lo. Lembre-se de definir um prazo!

Ao invés de dizer que precisa aumentar o número de clientes do escritório, você deve se concentrar em conquistar 5 novos clientes até dezembro de 2019.

Alinhamento da equipe

Criar metas sem atribuir responsáveis é como escrever os objetivos do planejamento estratégico para seu escritório de advocacia em papéis e jogá-los para o alto.

Cada meta deve ter um responsável. Os gestores não são os únicos responsáveis pela execução de um bom trabalho: todos têm esse compromisso. Mas calma lá! Destacar responsáveis para acompanhar as metas não significa concentrar todo o trabalho nessas pessoas. Cada objetivo deve ter uma pessoa específica para acompanhar a evolução. Mas, na hora de trabalhar para alcançar esses resultados, o esforço é de todos. Cada meta possui um responsável que acompanha sua evolução e movimenta o restante do time para pensar e executar ações que promovam o alcance desse objetivo.

Uma equipe engajada entende o cenário, veste a camisa e trabalha para alcançar os objetivos da empresa! Só que isso só acontece quando se tem a clareza dos objetivos. Para que seus colaboradores se comprometam, é fundamental que eles saibam os planos de fazer um escritório de advocacia crescer.

Vale lembrar que um software para advogados é uma excelente ferramenta para tornar o trabalho em equipe mais produtivo. Ele vai ajudar a organizar as tarefas e todos poderão acompanhar a execução de cada uma delas.

Bônus: como funciona na prática?

O faturamento e o aumento do número de clientes são ótimos guias para os objetivos da empresa. Eles podem ser diluídos em pequenas metas ao longo do ano.

Para isso acontecer, os serviços devem atender a um determinado padrão de qualidade e o atendimento suprir às expectativas. Já falamos diversas vezes sobre como garantir um atendimento de excelência, lembram?

É importante também rever as metas periodicamente. Depois, apresente a toda a equipe um balanço do período anterior e os desafios que terão para o próximo.

Esses são métodos adotados para valorizar e fortalecer o alinhamento da equipe. E, claro, garantir que estamos todos trabalhando com o mesmo foco.

Depois do planejamento, é hora de partir para a prática. Como fazer de fato seu escritório de advocacia crescer? Aguardem, que esse será o tema da segunda parte do nosso artigo na próxima semana.

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