(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

Como se tornar um advogado de sucesso? Como se destacar em uma área tão competitiva como o Direito? Não existe uma receita de bolo para ser um advogado bem-sucedido. E isso vale para todas as profissões. Entretanto, você pode adotar um comportamento capaz de diferenciá-lo no mercado.

Para atuar como advogado, você seguiu os passos exigidos da carreira. Estudou em uma Universidade, passou pelo Exame da OAB e foi aprovado. Depois, abriu seu próprio escritório, seguiu a carreira de autônomo ou se empregou em alguma sociedade ou empresa. A trajetória, entretanto, não acaba por aí. Existem outros pontos que merecem sua dedicação para que você se transforme em um advogado de sucesso.

Além de uma boa formação acadêmica, oferecer um serviço de qualidade é fundamental para que você seja bem-sucedido. E a qualidade deve se manifestar em todas as tarefas da rotina: atendimento ao cliente, elaboração de teses e petições e até mesmo na gestão do seu escritório.

Conquistar um lugar de prestígio só será possível por meio de algumas atitudes capazes de diferenciá-lo da concorrência. Quer oferecer um serviço de excelência e ter sucesso como advogado? Então, continue a leitura do artigo de hoje. Vamos abordar alguns comportamentos fundamentais para você se destacar no mercado.

Como se comporta um advogado de sucesso?

Ele empreende

Ser advogado vai além de atuar como um profissional do Direito. Para conquistar uma posição de destaque, é preciso ter uma visão empreendedora.

O seu escritório, assim como a sua carreira, devem ser entendidos como um negócio. É preciso, portanto, fazer uso das estratégias do empreendedorismo jurídico. Lembre-se das estratégias de marketing jurídico, visibilidade, investimento, sucesso e jornada do cliente, inovação e outras tantas ferramentas que fazem toda a diferença no sucesso de um empreendimento.

Posteriormente, inclusive, vamos escrever um artigo contando como fazer um plano de negócios para escritórios de advocacia. Afinal de contas, ele é um instrumento essencial para direcionar o seu escritório para o mercado que você deseja atingir.

É aberto às novas tecnologias

A tecnologia está revolucionando a Advocacia. Por meio dela, o advogado consegue otimizar a gestão do escritório, melhorando a produtividade e aumentando o lucro.

Softwares jurídicos como o iProcessum, inclusive, otimizam a busca por atualizações nos processos em todos os diários eletrônicos da Justiça. As novidades chegam, assim, de forma automática. Ou seja: você não precisa gastar horas do seu dia fazendo a busca manual.

Com esse tempo livre, é possível se dedicar ao que realmente importa para o sucesso do seu escritório: estudo de casos, elaboração de teses e petições e um atendimento de qualidade ao seu cliente.

Além do software jurídico, existem vários outros aplicativos que facilitam muito a sua rotina. E, assim como o iProcessum também podem ser instalados no seu smartphone.

Tem o dom da fala

A persuasão e a comunicação interpessoal são características indispensáveis de um bom advogado, certo? Advogados bem sucedidos precisam, portanto, dominar ao máximo essas habilidades.

Não pense, entretanto, que a linguagem verbal está totalmente dominada se você sabe argumentar. A linguagem corporal, a boa oratória e outros acessórios também podem fazer toda a diferença no resultado de sua argumentação jurídica.

E, claro, evite o juridiquês. Se você pensa que vai impressionar o seu cliente ao usar uma linguagem técnica, o efeito pode ser o contrário. Ele pode não entender nada do que você está falando. A linguagem deve ser clara e objetiva. Se você tem dúvidas em como se comunicar corretamente com o seu cliente, já escrevemos sobre isso em um artigo.

Ele constrói sua reputação com calma

A gente falou sobre empreendedorismo. Isso não significa, entretanto, que você deva se transformar em um empresário capitalista sanguinário. É preciso construir sua carreira e reputação no mercado com calma e parcimônia.

A recomendação ainda é uma das melhores propagandas que advogados bem sucedidos podem ter. Portanto, busque a excelência sempre. Ofereça um atendimento transparente e de qualidade ao seu cliente, que certamente você e seu escritório serão indicados a clientes em potencial.

Eles buscam qualificação

O Direito, assim como as outras profissões, passam por transformações que influenciam a sua forma de funcionar. E, você, enquanto advogado, deve estar atualizado com todas essas novidades.

Para ficarem sempre por dentro das tendências de inovação e tecnologia na área jurídica, advogados bem sucedidos participam de eventos e cursos para advogados.

Lembre-se: o conhecimento é um investimento imensurável e deve estar em sua lista de prioridades.

Cursos para advogados bem-sucedidos

Alguns cursos, inclusive, podem ajudar muito na sua carreira. Vamos falar de três áreas específicas que você pode procurar se especializar.

Cursos de tecnologia

Lembra que a gente falou sobre a importância da tecnologia? Pois bem, para utilizá-la da forma mais estratégica possível, nada como um bom curso de automação jurídico. Além de agregar valor à forma que você atua, a tecnologia também pode facilitar a sua interação com o mundo jurídico cada vez mais online.

A Associação Brasileira de Law e Legal Techs – AB2L promove, com frequência, cursos e eventos para advogados com foco em tecnologia.

Oratória

A oratória pode ser aperfeiçoada por meio de cursos e treinamentos. Entendida, muitas vezes, como uma habilidade nata, ela é uma ferramenta que pode ser adquirida por meio de estudo e dedicação.

Por isso, vale a pena investir em cursos que desenvolvam a sua oratória. A sustentação oral deixa seus pontos muito mais claros nas audiências, além de possibilitar que seu escritório seja cada vez mais requisitado.

Atualizações internacionais

O Direito do nosso País é influenciado sobre o que acontece ao redor do mundo. Participar de cursos de atualizações esclarece sobre o que acontece lá fora, e como isso pode influenciar o nosso regulamento nacional.

Conclusão

Mesmo que ainda seja reconhecida como uma profissão muito tradicional, a advocacia exige flexibilidade e participação ativa do profissional para que ele se destaque no mercado de trabalho.

Não existe uma receita específica para advogados bem sucedidos. É fundamental, entretanto, adotar alguns comportamentos e práticas que garantam a excelência do serviço. E, claro, posicionem você e seu escritório em um lugar de destaque no mercado jurídico.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami