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Como prestar contas ao seu cliente na advocacia?

Prestar contas ao seu cliente é etapa essencial quando o assunto é a excelência no atendimento jurídico. Quando feita de forma correta, é capaz de evitar situações bastante desagradáveis no futuro.

O advogado atua em nome de seu cliente sempre por meio de um mandato. É a ele, portanto, que você deve enviar relatórios, detalhar as atividades desenvolvidas e informar sobre o andamento do processo.

Continue a leitura do artigo e descubra como prestar contas ao seu cliente na advocacia! Além de esclarecer as dúvidas sobre o assunto, também vamos mostrar como o software jurídico pode ajudar nesta etapa.

O que é uma prestação de contas?

A prestação de contas é uma forma de demonstrar ao seu cliente tudo o que foi feito ou está sendo executado por você e seu equipe.

Você deve indicar a data dos eventos, fase em que o processo se encontra, próxima etapa, valores gastos e outras informações relevantes que comprovem o trabalho cauteloso desenvolvido.

Imposições legais

Para atuar em nome de clientes ou terceiros, o advogado recebe um mandato. Por isso, a prestação de contas é imposta legalmente. O artigo 668 do Código Civil diz que “o mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja”.

O advogado que não cumpre com essa obrigação está sujeito à penalidades civis, criminais e administrativas. Vale lembrar, inclusive, que o Estatuto da OAB estabelece que recusar prestar conta ao cliente sem justificativa pode constituir uma infração disciplinar.

O resultado pode ser a aplicação de sanções leves, como uma advertência, podendo chegar, inclusive, à suspensão do exercício da profissão.

Como prestar contas ao seu cliente? Como o software jurídico para ajudar no processo?

Apesar da exigência legal em prestar contas, não existe nenhuma norma específica de como o procedimento deve ser feito. Os recibos dos pagamentos, por si só, já servem como uma prestação de contas. Os relatórios que detalham os trabalhos também.

Em tempos em que a tecnologia facilita muito o atendimento ao seu cliente, a comunicação digital é uma excelente aliada na hora de prestar contas. E-mail, skype, WhatsApp são ferramentas válidas, e que facilitam muito a troca de informações.

Já os softwares jurídicos, como o iProcessum, aparecem como instrumentos super válidos para registrar o andamento dos processos. E, claro, seu cliente pode acompanhar tudo de forma automática. É possível configurar para que eles recebam notificações automáticas a cada atualização do seu caso na Justiça.

Esses programas também centralizam todas as informações em um só lugar: desde o processo – importado dos diários oficiais de Justiça – demandas relativas a ele com os seus respectivos status e deadlines e dados do seu cliente. Os softwares jurídicos também contam com agenda e lembrete de prazos e outras atividades, como reuniões, por exemplo.

Dessa forma, vai ficar muito fácil elaborar um documento com especificações de datas, acontecimentos relevantes, comprovando os melhores gastos e recebidos. E, claro, a qualidade do seu trabalho. Depois, é só enviar essas informações digitalmente ao seu cliente. Lembrando que a cada atualização do processo na Justiça, você e seu cliente são avisados automaticamente.

Conclusão

A prestação de contas na advocacia é um procedimento importante, e que demanda tempo. Otimizar essa tarefa com a ajuda da tecnologia vai ajudar a rotina do seu escritório.

É possível usar o WhatsApp para se comunicar com mais agilidade e e-mail para enviar documentos importantes. Já o software jurídico centraliza as informações, organiza as demandas e ainda notifica automaticamente sobre as atualizações nos processos. É uma prestação de contas quase em tempo real.

Você também pode adotar outros métodos que considerar mais efetivos para a dinâmica do seu escritório também. O importante é que apresentar os relatórios e provar sua entrega são tarefas obrigatórias ao advogado. E, claro, além de evitar situações indesejadas, você também estará sendo transparente, uma das características fundamentais para um atendimento de excelência.

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