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6 coisas que todo cliente espera do atendimento jurídico

A excelência no atendimento ao cliente deve ser intrínseca ao exercício do Direito. Muito mais que solucionar questões jurídicas, o advogado deve ser uma espécie de psicólogo e consultor de seu cliente. Afinal de contas, ele está passando por um momento de tensão e muita fragilidade.

Sendo assim, uma postura profissional e atenciosa é o que vai consolidar a relação com seu cliente. Cuidar do relacionamento, portanto, não é um mero detalhe. É o segredo do sucesso do seu escritório de advocacia.

Pensando nisso, compartilhamos, hoje, uma lista com 6 coisas que todo cliente espera durante um atendimento jurídico.

Pontualidade e Organização

Inúmeros processos, petições, reuniões e audiências são as tarefas que ocupam a rotina dos advogados. Para cumprir tanto compromisso no prazo certo, você vai precisar organizar seu dia. Afinal de contas, seu cliente quer que você cuide de seu processo com o máximo de atenção possível. E, claro, preza pela pontualidade e disciplina nos prazos. Sendo assim, se você marcou uma reunião para determinado horário, organize-se para cumpri-lo.

Conhece aquela velha máxima “Disciplina é liberdade”? Pois então, quando você planeja sua rotina, conseguirá cumprir todos os prazos e atender às expectativas do seu cliente. E, claro, se acontecer algum problema, você vai conseguir contorná-los.

Disponibilidade

Seu cliente, como já dissemos, vive um momento de conflito. A ansiedade para que seu caso seja resolvido pode gerar bastante apreensão. Mas quando você está disponível, acaba transmitindo a ele um sentimento de compreensão e acolhimento.

Você pode demonstrar disponibilidade de diversas formas. A principal delas, entretanto, certamente é sempre passar todas as informações ligadas ao processo. Esse repasse pode ser feito pessoalmente, por alguém de sua equipe ou mesmo pelo software jurídico.

O iProcessum, por exemplo, conta com o informador jurídico. Ou seja, além de fazer a pesquisa diária dos processos de seu escritório em busca de atualizações, ele envia as novidades de forma automática para você e seu cliente. O relacionamento fica muito mais fácil. Você pode ligar depois apenas para certificar se ele recebeu a atualização e se tem alguma dúvida.

Outra forma de demonstrar acolhimento é dar seu whatsapp e e-mail. Aliás, muito mais que isso, esteja disponível para respondê-lo. A resposta não precisa ser imediata, mas ele deve ter um feedback seu. Uma sugestão é combinar com antecedência quando serão feitos os retornos.

Transparência no atendimento jurídico

A transparência é outro requisito essencial para atender às expectativas do seu cliente. Você deve valorizar as informações sobre o processo de forma a manter seu cliente sempre informado. Ainda que as questões sejam meramente processuais, é importante traduzir tudo para que seu cliente entenda. Claro, não prometa nada que não possa ser cumprido. E não alimente falsas expectativas.

Lembre-se: seu cliente é leigo nos termos jurídicos. Capriche na comunicação, evitando o juridiquês. Falamos sobre o assunto na semana passada, lembram?

Agilidade na resolução e cumprimento dos prazos

A agilidade na resolução do caso é, sem dúvida, a maior expectativa do cliente. Portanto, do início ao fim do processo, um bom advogado deve saber como lidar com a ansiedade e insegurança.

É importante lembrar que agilidade não significa apenas colocar todos os seus esforços para ganhar a causa. É preciso cumprir com a sua palavra e os prazos que colocou para seu cliente. Além disso, você também deve desenvolver a capacidade de administrar muitos processos ao mesmo tempo e saber todas as informações sobre eles.

Ter conhecimento da situação processual em que cada causa se encontra é uma das coisas que o cliente espera do seu advogado, e faz com que ele se sinta atendido. Para organizar as informações de cada cliente e seu processo, você pode usar o software jurídico também.

Assim sempre que seu cliente precisar de alguma informação, basta você consultar a ferramenta. Além disso, como ela conta com a função agenda, você sempre será notificado quando houver uma reunião ou prazo para vencer.

Bom relacionamento

Relacionar-se bem é um passo importantíssimo para atender às expectativas depositadas em determinado caso. Tratar seu cliente com atenção e respeito, desperta confiança. Um advogado confiável é aquele que tem espaço para trabalhar, sem que o cliente fique preocupado diariamente sobre como anda sua demanda. Use uma linguagem clara e objetiva para que ele compreenda o caso, administre suas apreensões e deposite sua confiança no serviço contratado.

Você deve saber resolver questões burocráticas

A excelência do atendimento jurídico envolve a capacidade de resolver as questões burocráticas decorrentes do processo. Após o fim da demanda, é possível que o cliente necessite de outros atos que não dizem respeito diretamente ao processo. Um registro em cartório, por exemplo, pode ser mais complexo do que a capacidade do próprio cliente, e ficaria a cargo do advogado.

Conclusão

Além da qualificação e competência, o cliente espera do advogado um bom atendimento. É preciso estar disponível para tirar dúvidas e cumprir prazos. E, claro, ser sempre transparente! O resultado será a fidelização, retenção e a indicação para amigos e conhecidos.

No próximo artigo, vamos dar algumas dicas para você consolidar o relacionamento com seu cliente.

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