Por que o atendimento pode aumentar o lucro do escritório de advocacia?
O atendimento de excelência ao cliente pode aumentar o lucro do seu escritório de advocacia. Se você gostaria de descobrir os motivos, continue lendo o artigo de hoje: o terceiro de nossas série sobre o bom atendimento na advocacia.
O escritório de advocacia é um negócio
Apesar das singularidades, o escritório de advocacia é um negócio. E, como qualquer outro tipo de empresa, um dos principais objetivos dos serviços prestados é a obtenção do lucro.
Somado a isso, a cultura capitalista induz a formação de profissionais empreendedores cada vez mais ambiciosos.
Com o advogado não é diferente. É tentador desejar o lucro rápido. Por isso, ele busca a rápida expansão do porte de seu escritório, seja pelo aumento da quantidade de clientes ou do número de processos. O problema, entretanto, é que esse crescimento pode acontecer de forma desestruturada, comprometendo, inclusive, a qualidade do atendimento prestado à clientela.
O pior de tudo: 65% dos clientes de um escritório são perdidos por descaso da equipe do escritório. Um dado pra lá de alarmante!
O serviço é o que determina o retorno do seu cliente
Todas as empresas oferecem produtos, mas as que oferecem o melhor serviço são as que mais se destacam no mercado. Ou seja: 10% é produto, 90% é serviço.
O mesmo vale para os escritórios de advocacia. Todos eles podem cuidar de diferentes números de processos em todas as áreas possíveis do Direito, mas aqueles que oferecem o melhor atendimento são os que mais fidelizam clientes. E é aí que mora o grande diferencial na hora de aumentar os lucros.
O marketing na advocacia é restritivo
A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – tem uma regulamentação bem rígida em relação à publicidade. Afinal de contas, o advogado é essencial à administração da justiça, exercendo uma atividade pública.
Advogados são prestadores serviços jurídicos. Sendo assim, manter boas relações com os clientes é fundamental para o sucesso do negócio na advocacia.
Sabe o que é melhor? A fase da experiência com o serviço prestado é a única do ciclo do cliente que você pode – e deve – interferir. A decisão, o planejamento e a avaliação do serviço é o seu cliente quem vai fazer.
Ele é, portanto, o elemento-chave para o sucesso do seu escritório de advocacia e sua reputação no mercado.
Então, por que o bom atendimento pode ser sinônimo de lucro para o seu escritório de advocacia?
O melhor serviço gera confiança
As pessoas só vão permanecer fiéis ao escritório advocacia se foram bem atendidas. A concorrência é alta, e eles podem facilmente trocar de advogado ou escritório. Então, trabalhe para manter seus clientes sempre satisfeitos. Isso vai aumentar a fidelidade, fazendo com que eles procurem seu escritório sempre que precisarem. As dicas para um bom atendimento, você confere nesse artigo.
O atendimento importa mais que o honorário
Ofereça o tratamento correto. Seja cordial, esteja sempre disponível, atenda às dúvidas, enfim, supere as expectativas de seus clientes. Assim, eles estarão sempre dispostos a pagar mais pelos honorários prestados.
Uma dica super importante é mantê-los sempre bem informados sobre o andamento de seus processos. Você pode configurar o seu software jurídico para enviar notificações sempre que houver uma novidade em seus casos.
Programas como o iProcessum, por exemplo, fazem a gestão diária dos Diários Oficiais da Justiça, importam as atualizações para o software e, notificam, via e-mail, os seus clientes. O resultado é uma menor ansiedade por parte deles. E você não precisa ligar para informar sobre qualquer novidade.
O boca-a-boca é uma propaganda poderosa
O que seus clientes falam sobre você pode ajudar a ampliar seu escritório ou comprometer a sua reputação. Quando você oferece o melhor atendimento, os clientes vão falar muito bem de você. Eles vão se lembrar do seu escritório. Se eles ouvirem alguém falando que precisam de um bom advogado, certamente indicarão os seus serviços.
O bom atendimento reduz insatisfações
Problemas podem surgir durante o atendimento. Você não pode garantir a perfeição, sobretudo, quando falamos da Justiça. Entretanto, se seus clientes sentem à vontade para expressar queixas e quando elas são tratadas com respeito e atenção, eles se sentirão muito mais confortáveis de fazer negócio com você.
Invista no marketing de relacionamento
Construa relacionamentos lucrativos e de longo prazo, ao invés de apenas se concentrar em transações.
O objetivo do marketing de relacionamento é manter uma base de clientes rentáveis e fiéis. Lembre-se: Essa retenção só é possível quando você muda sua perspectiva para relacionamentos e interações. Enfim, satisfazer os desejos dos clientes.
Sendo assim, invista em uma comunicação personalizada, com múltiplos pontos de contato, novas formas de segmentação de mercado, estrutura organizacional descentralizada e mensuração em tempo real da satisfação do seu cliente.
O resultado será muito mais valor agregado para seus serviços, beneficiando tanto o escritório, como você enquanto profissional e seu cliente. E, claro, com a possibilidade de converter novas prospecções.
Curtiu o artigo? Na próxima semana, o assunto é software jurídico e como ele pode contribuir para a excelência do atendimento no seu escritório de advocacia.