(31) 3972-9452 / (31) 9 9382-6600

Muitos advogados acreditam que o software jurídico é dispensável para escritórios iniciantes. Por isso, acabam implementando o sistema de gestão apenas depois de já consolidados no mercado. No entanto, até lá, o escritório de advocacia pode sofrer com o caos organizacional. Isso tudo sem contar no imenso potencial de prospecção e lucro que podem estar perdendo.

A tecnologia está revolucionando a advocacia. E mais: ela pode ser o grande diferencial para escritórios iniciantes. Há 20 anos, quando dois advogados recém-formados decidiam abrir um escritório de advocacia – sem disciplina de gestão na faculdade – era muito difícil manter os processos organizados. Hoje em dia, as coisas mudaram. É verdade que a maioria das faculdades continuam não oferecendo aulas relacionadas à gestão. Entretanto, os jovens advogados que querem empreender podem contar as facilidades do software jurídico.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai mostrar todos os benefícios de começar um escritório de advocacia já com um software jurídico. Garantimos: é um investimento que vale muito a pena!

Como abrir um escritório de advocacia já com um software jurídico?

Abrir um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. Muito mais do que passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), exige-se investimentos e mais uma série de burocracias. É preciso formalizar a sociedade, registrar a marca, e, claro, estar alinhado ao Estatuto da Advocacia e ao Código de Ética da OAB.

Digamos que você já passou por toda a burocracia de abrir um escritório. Agora, é hora de implementar os processos. O trabalho – obviamente – não se resume a produzir peças processuais. Além da prática jurídica, você deve administrar a empresa, prospectar novos clientes e o mais importante de tudo: prestar um atendimento de excelência. E, claro, sem perder nenhum dos prazos processuais. Uma rotina super agitada, é preciso reforçar.

Além disso, é fundamental investir no marketing jurídico para conquistar novos clientes. Só que o tempo que você poderia se dedicar a escrever um texto relevante para o seu blog, entretanto, está sendo usado para pesquisar as atualizações nos processos do seu escritório. Detalhe: nos vários tribunais que eles correm. Somado a isso, você também não está conseguindo dar ao seu cliente a atenção que ele precisa. É por isso que o software jurídico aparece como uma ferramenta essencial.

Soluções tecnológicas como o iProcessum, por exemplo, fazem a busca diária em todos os diários eletrônicos da Justiça e enviam de forma automática todas as novidades dos casos que você acompanha.

Você pode pensar que ainda não dispõe de recursos financeiros para investir em um software para advogados. Deixe esse receio de lado: nós aqui do iProcessum temos um plano para atendê-lo dentro de suas possibilidades.

Vale lembrar que os resultados financeiros e de produtividade que trarão a longo prazo para seu escritório compensam o dinheiro investido. Quer ver só? Continue a leitura.

Por que um software jurídico é a melhor opção?

Tempo X Produtividade

A advocacia contemporânea está inserida numa lógica de mercado. Como qualquer negócio ou empresa, ela também deseja o lucro. Um bom advogado é, portanto, aquele que consegue alinhar os ideais de justiça com objetivos de crescimento de sua carreira.

Quando se fala que um software jurídico ajuda nesse problema, muitos ainda resistem. Afinal de contas, parece mais uma estratégia de marketing para vender um produto. Mas não é. Os advogados que apostaram na automação jurídica relataram uma melhora na produtividade. E, claro, acabaram conseguindo se dedicar mais ao atendimento ao cliente. O resultado: melhor reputação no mercado, mais indicações, novos clientes e mais lucro.

Pense conosco: se a gestão dos processos é facilitada, o tempo gasto para organizá-los é bem menor. Como todas as informações estão centralizadas em um só lugar, fica muito mais rápido repassar informações a um cliente. Dessa forma, o tempo ganho ao eliminar tarefas muito mecanizadas pode ser utilizado para estudar casos, elaborar teses e prestar um atendimento de qualidade ao seu cliente. E um cliente satisfeito é garantia de recomendações.

Organização da equipe

O simples fato de existir mais de uma pessoa envolvida já demanda uma comunicação eficiente. Um software jurídico como o iProcessum permite que você delegue as tarefas a cada um dos profissionais e acompanhe a execução de cada uma delas. As atividades e os deadlines ficam acessíveis pra todo mundo no timesheet, mantendo a organização dos processos e o cumprimento dos prazos.

Cumprimento dos prazos processuais

Cumprir os prazos processuais é obrigação de todo escritório de advocacia. Isso vale tanto para os iniciantes quanto para aqueles que já estão consolidados no mercado. A única diferença é a quantidade de processos e, logo, o número de prazos a serem cumpridos. Um escritório que já tem mais tempo de atuação, provavelmente terá uma demanda muito maior.

Quando falamos em otimizar tempo e garantir a produtividade, ressaltamos o informador jurídico. Essa funcionalidade do iProcessum, contudo, não é positiva apenas para ganhar mais tempo livre. Ela também é importante para não perder nenhum prazo processual.

O programa notifica sempre que houverem atualizações nos processos do seu escritório. Depois, basta inserir a tarefa referente ao caso e atribuir os dois tipos de prazos: o deadline e um para controle da sua produção.

Vai ficar muito mais fácil acompanhar e atender os prazos processuais, inclusive com as mudanças do Novo CPC e a contagem de prazos em dias úteis.

Prospecção de novos clientes

Você ainda pode dizer que precisa de mais clientes e receitas antes de implementar um software jurídico. A verdade, entretanto, é que abrir um escritório de advocacia já com um software jurídico contribui para que você aumente sua clientela.

Com uma gestão bem organizada de tempo, processos e recursos, você poderá se dedicar em estratégias de marketing jurídico.

Além disso, uma boa gestão do escritório de advocacia contribui para a sua reputação no mercado. Um advogado que atende bem os seus clientes e consegue se dedicar aos processos será mais bem avaliado e recomendado.

Lembre-se: a advocacia é uma profissão que se promove através do boca-a-boca. Seus clientes serão os melhores promotores do seu escritório. Para isso, dedique a atendê-los com excelência e repasse as informações do processo dele com agilidade. Dessa forma, seu trabalho será reconhecido e indicado no mercado.

Conclusão

Começar um escritório de advocacia com um software jurídico é uma estratégia de crescimento e consolidação. Os benefícios são comprovados, e o retorno compensa o investimento. Além disso, ele facilita o processo quando seu escritório crescer e a necessidade de gestão se tornar ainda mais evidente.

O melhor software será aquele capaz de atender a todas as suas necessidades. Pode ser que no início você não precise de uma ferramenta robusta, repleta de recursos. E não tem problema. A maioria oferece planos específicos para o que você precisa no momento. E o melhor de tudo: que cabem no seu orçamento. As dicas para ajudá-lo a escolher o melhor software jurídico, listamos neste artigo.

Que tal testar o iProcessum então?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami