Como conseguir mais indicações para o seu escritório de advocacia? – Parte III

Um atendimento de qualidade renderá bons frutos para o seu escritório de advocacia. A satisfação do seu cliente certamente se converterá em indicações futuras.

Por falar em indicações, dando sequência à trilogia Atendimento e Produtividade na Advocacia, no artigo de hoje vamos abordar algumas estratégias para você prospectar novos clientes para o seu escritório.

Como conquistar novos clientes para seu escritório de advocacia?

Muitos escritórios precisam abandonar algumas ações de marketing e publicidade devido às limitações impostas pelo Código de Ética da OAB. Diante disso, como fazer, então, para conquistar novos clientes? Ou indo um pouco mais além: como fazer para o meu escritório, enquanto negócio, não ficar estagnado?

Em recente pesquisa, diversos advogados afirmaram que as indicações são o principal meio para conseguir novos clientes. Mas como conseguir essas indicações?

As estratégias envolvem a fidelização dos seus clientes e o crescimento do seu escritório. Vamos a elas!

Estratégias para conseguir indicações para o seu escritório de advocacia

1º – Relacionamento com a sua cartela de clientes

Pode parecer desnecessário ligar para clientes já cadastrados. O objetivo, entretanto, não é ter os dados atualizados, mas manter firme o relacionamento. O seu cliente precisa “ser lembrado” da proximidade que tem com seu escritório.

Faça pelo menos dois contatos anuais e permaneça ativo na “lembrança” (top-of-mind) de sua clientela. Este contato não é para oferecer serviços, nem para saber se eles estão enfrentando algum problema. É para lembrá-los que você está sempre disposto a ajudá-los.

Se você tem um software jurídico, certamente os contatos assim como todos os acontecimentos relativos ao caso do seu cliente estarão lá para ajudá-lo a iniciar uma boa conversa.

2º – Atendimento de qualidade

Uma experiência satisfatória do seu cliente com o seu escritório é garantia de novas indicações. Em um mercado tão competitivo quanto o da advocacia, se dedicar ao relacionamento com o cliente é um diferencial. É preciso estar sempre pronto a atender, ter disposição em ouvir, ser cordial e, sobretudo, oferecer atualizações constantes do seu caso.

Além disso, é preciso manter toda a engrenagem do escritório funcionamento para que a excelência no atendimento seja refletida também na qualidade do serviço. Afinal de contas, você não pode atrasar nos prazos e tem que ter todas as respostas para os questionamentos na ponta da sua língua.

A boa notícia é que o software jurídico, mais uma vez, pode te ajudar. Por meio dele, você pode unificar as informações de todos os seus clientes, como contatos, processos e reuniões. E muito mais que isso: informá-lo automaticamente sobre qualquer novidade em seu caso.

Programas jurídicos como o iProcessum, por exemplo, contam com informadores jurídicos. O software verifica diariamente mais de 200 Diários Oficiais Eletrônicos de Justiça e importa automaticamente as publicações com o seu nome de usuário advogado. Ele extrai e exibe prazos, partes, tipos de ações e sugere título para o processo. E o melhor de tudo: envia as notificações para o seu cliente sempre que uma nova publicação referente ao seu caso for importada.

3º – Utilize a internet

Como já falamos em outros artigos, a tecnologia está revolucionando de forma positiva a advocacia. Você e seu escritório devem usá-la a seu favor. Não estamos falando de fazer anúncios no Google, o que é uma prática proibida. O objetivo é gerar um conteúdo relevante para o público em geral, tornando-se referência na sua área de atuação.

Você pode criar um site e um blog e publicar artigos. Isso vai ajudar a posicioná-lo nas primeiras páginas dos mecanismos de busca. Ou seja: seus clientes em potencial vão encontrar seu escritório com muito mais facilidade.

Gerar conteúdos, manter-se atualizado sobre os assuntos mais comentados do momento, compartilhar o que você sabe de melhor e esclarecer dúvidas postadas, é uma forma muito mais moderna de advogar. E, claro, prospectar novos clientes por marketing de atração.

Conteúdos assim fazem com que você e seu escritório se tornem referência em sua área de atuação.

4º – Faça networking

Nada melhor do que estar no lugar certo, na hora certa, não é mesmo. Participar de feiras, convenções, seminários, palestras e cursos são ótimas oportunidades para fazer networking.

Você estará próximo de pessoas que podem estar interessadas em assuntos da sua área de atuação.

Aproveite a oportunidade para se apresentar. E mais: se interessar pelos outros. Investir em networking não significa apenas ter mais contatos, é ter também contatos de melhor qualidade, para ampliar sua rede de indicações.

Na próxima semana, vamos falar como o software jurídico pode elevar a qualidade do seu atendimento.

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