(31) 3972-9452

Desvendamos 8 mitos do software de gestão jurídica

A adoção da tecnologia e a popularização do software de gestão jurídica é algo a ser comemorado.

Junto com isso, entretanto, vieram alguns mitos e dúvidas sobre a ferramenta. “É caro!”, “É muito difícil mexer em sistemas jurídicos”, “Será que eles realmente são confiáveis?” são algumas das dúvidas mais comuns no ramo.

Pensando nesses questionamentos, resolvemos criar uma série de dois artigos para desmistificar essa crenças e explicar quais os benefícios do software jurídico para o seu escritório de advocacia.

Primeiro, vamos esclarecer os mitos. No artigo seguinte, na próxima quarta-feira, vamos falar das vantagens

O software jurídico é muito caro

O mito que o sistema é algo caro é uma herança do antigo modelo de contratação. As tecnologias de gestão exigiam a compra de equipamentos, além de uma equipe de TI dedicada ao programa.

A computação em nuvem, entretanto, facilitou o acesso em qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, acabou barateando o desenvolvimento dos softwares jurídicos. E vantagem foi estendida a você. Existem, hoje, diferentes tipos de planos e pacotes, e cada um deles com um preço compatível à entrega.

A nossa dica é que você pesquise o custo-benefício de um pacote de gestão jurídica capaz de atender às necessidades do seu escritório.

O investimento não compensa

Quando a dúvida não está no preço, ela pode estar relacionada ao custo-benefício. Muitas vezes, o escritório de advocacia tem dinheiro disponível em caixa, mas existe o questionamento se o investimento vale ou não a pena.

Por que migrar das planilhas gratuitas para um software jurídico?

Diferente das planilhas, um bom software jurídico centraliza em um só lugar todas as informações que você precisa: dados do cliente, processos, andamento das tarefas do escritório e agenda. Além disso, as tarefas e seus prazos são disponibilizadas em um dashboard, no qual você pode acompanhar quem está fazendo o quê.

Gestão de clientes, da equipe, documentos, controle de atividades e prazos, e produção de peças jurídicas. Tudo isso é facilitado pelo melhor software jurídico.

Ainda está em dúvida se vale a pena? Anote quanto cada uma dessas tarefas isoladas custam ao escritório e compare com o valor a ser investido em um software jurídico. Assim, você consegue ter certeza se realmente vale a contratação.

O software jurídico realmente é necessário para meu escritório?

As planilhas costumam cumprir com o controle básico para quem está iniciando no mercado.

Como elas não agrupam todas as informações em um só local, entretanto, isso pode acabar prejudicando as atividades e o cumprimento das mesmas. Dessa forma, fica difícil também organizar as informações relativas a cada um dos clientes.

Outra questão complicada em relação às planilhas é a escolha de quem pode acessá-las ou ou alterá-las. Concentrar em uma única pessoa pode acabar sobrecarregando-a. Por outro lado, se todos têm livre acesso pode haver o risco de alguém deletar algum conteúdo importante.

No software jurídico, por sua vez, as informações ficam concentradas em um único lugar. Além disso, elas ficam armazenadas na nuvem sem risco de se perderem por aí.

Planejar, portanto, é prevenir! Advogar e cuidar da gestão é muito mais fácil quando você conta com ferramentas tecnológicas que possibilitam o crescimento do escritório mantendo a organização e a produtividade. Sim, a contratação de um serviço, como o iProcessum, pode e deve ser feita com o intuito de fazer seu escritório crescer.

É difícil usar o software jurídico

Esse também é um mito dos primórdios da criação dos programas para advogados. Naquela época, demoravam-se meses e até anos para entender o funcionamento do sistema e conseguir aproveitar todos os recursos que ele oferecia. Felizmente, com a popularização das inovações tecnológicas, o cenário mudou.

O iProcessum foi desenvolvido de forma intuitiva, com foco no usuário. Todas as interações foram pensadas para que seja acessível e fácil de usar. Nosso software, por exemplo, é tão simples e gostoso de usar quanto as ferramentas do Google Docs.

A implantação é demorada

Os softwares jurídicos online não precisam de implantação. Isso mesmo! Você não precisa instalar nenhum programa em seu computador. É só escolher o melhor pacote e fazer o cadastro em poucos minutos. Se quiser testar antes, o iProcessum oferece um período de experimentação grátis.

Vou perder tempo ensinando minha equipe a usá-lo

É verdade que o período de aprendizado e adaptação necessita de uma atenção maior. Mas pensa nas inúmeras tarefas que você poderá otimizar com um software jurídico.

Esqueça aquelas horas perdidas em consultar andamentos de processos, copiar e colar em documentos ou planilhas. O software para escritório de advocacia faz todas essas atividade. E a demora para escrever peças? Então, essa atividade também é automatizada pelo sistema. E na hora de descobrir quem está fazendo o quê e como está o cumprimento dos prazos? Com um software jurídico online você tem essas informações à mão a hora que quiser. Percebeu quanto tempo você vai economizar em seu dia a dia para dar mais atenção ao que realmente importa?

Então, o que vale realmente a pena?

Lembre-se: para deixar a gestão do seu escritório de advocacia mais eficiente você precisa mudar a sua mente. É preciso ter disposição e entender os benefícios que vão vir com ela. E o melhor: os sistemas são fáceis de aprender e ensinar.

O software jurídico não acompanha o desenvolvimento da tecnologia

Os softwares jurídicos são startups e se comportam como tal. A nossa equipe, por exemplo, está sempre testando e implementando melhorias no produto. Além disso, estamos atentos a tudo o que acontece no universo da tecnologia e do Direito. Afinal de contas, o objetivo é oferecer o melhor serviço para você cuidar da gestão do seu escritório de advocacia.

O software de advocacia não é seguro

Você salva documentos no Google Drive? Usa as planilhas da Google? Tem arquivos salvos no Dropbox? O software online para advogados funciona do mesmo jeito. Assim como todos esses programas, as informações ficam armazenadas na nuvem. Sabe o que isso significa? Que é muito mais seguro registrar suas informações em um software como o iProcessum do que em arquivos físicos.

Dando continuidade ao tema, o artigo da próxima quarta vai abordar as vantagens do software jurídico para o seu escritório de advocacia.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Bitnami