O diferencial competitivo na advocacia pode garantir o seu sucesso e do seu escritório no universo jurídico. Esses diferenciais são um conjunto de hábitos, métodos e ferramentas usados na sua rotina, que otimizam seu trabalho e fazem com que você se destaque dos demais.
Vale lembrar que, em uma profissão super concorrida como o Direito, diferenciar-se dos outros escritórios é uma questão de sobrevivência. De garantir, portanto, o progresso do seu negócio jurídico.
Diferenciar-se é fundamental na advocacia
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando serviços e produtos acima da média oferecida pelo mercado. Na advocacia não é diferente. Seu cliente está em busca de um atendimento de excelência. Os escritórios e advogados que entendem a necessidade de investir em técnicas e ferramentas de trabalho que ofereçam um diferencial competitivo, portanto, são os que se destacam de verdade no mercado jurídico.
O advogado que aprende a se diferenciar da concorrência, certamente irá experimentar o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar três estratégias para que você construa seu diferencial competitivo na advocacia.
3 estratégias para se destacar na advocacia
Antes de prosseguir, é importante esclarecer que tudo pode parecer simples para alguns profissionais. Entretanto, muitos advogados ainda desconhecem ou não apostam nesses pilares, contribuindo, assim, para seu fracasso e imagem negativa no mercado.
Qualidade do atendimento e proximidade com o cliente
A maior causa da perda de clientes na advocacia é a falha no atendimento. E, infelizmente, muitos profissionais ainda não conseguiram entender que construir uma relação próxima e forte com quem paga seu honorário é a chave para o sucesso. Um relacionamento de excelência é a garantia de fidelização e até de indicações.
Não seja, portanto, aquele advogado que desaparece depois da assinatura do contrato. Dê o feedback ao seu cliente, retornando ligações ou respondendo as mensagens no WhatsApp. Para organizar sua rotina, estabeleça um horário do seu dia para retornar dúvidas e informar sobre o andamento dos processos. Lembre-se: a qualidade da comunicação é mais importante do que os próprios resultados jurídicos obtidos. E isso vale desde a prospecção até a conclusão do caso.
Seja transparente sobre tudo o que acontece no processo. Não prometa o que não pode cumprir. O cliente gosta de conversar e ser ouvido pelo mesmo profissional que conquistou a sua confiança no início da relação contratual. Mesmo que as respostas não sejam as mais positivas do mundo.
Leia a nossa série de artigos para garantir a produtividade e a excelência no atendimento ao seu cliente.
Compartilhe conhecimento e resultados
Você certamente conhece o velho ditado: “Quem não é visto também não é lembrado”. Você pode ser ótimo naquilo que faz, mas se não souber mostrar e compartilhar seus resultados para o público certo, está longe de consolidar seu potencial competitivo no mercado jurídico.
Seu público-alvo deve conhecer tanto a sua capacidade profissional quanto os resultados alcançados por você e pelo seu escritório de advocacia. Seus clientes em potencial devem, portanto, saber o que faz seu trabalho ser diferente – e melhor – do que a concorrência.
E existem várias ferramentas para você se mostrar e ganhar relevância no mercado. As redes sociais, os blogs, periódicos jurídicos, todas essas mídias são interessantes para você revelar conhecimento e mostrar ao público o trabalho que anda realizando.
Seja original e autêntico. O diferencial na advocacia é ser notado nos pequenos detalhes. Você terá muito mais relevância se falar com propriedade sobre assuntos referentes à sua área de atuação do que se compartilhar conteúdo de terceiros.
Invista no software jurídico
Acredite! Ainda existem advogados apegados às velhas planilhas tradicionais e arquivos de papel. As relações mudaram e a advocacia também evoluiu. Quem deseja ser reconhecido pelo seu diferencial competitivo na advocacia precisa sair do tradicional e apostar na tecnologia para gerir com mais eficiência o seu negócio.
Não é preciso aposentar de vez a papelada do seu escritório. Implementar ferramentas como um programa jurídico, por exemplo, permite mais organização do tempo e ajuda na produtividade do seu escritório. Todas as informações ficam reunidas em um só lugar, você consegue demandar as tarefas com mais agilidade e acompanhar o cumprimento dos prazos para não perder nenhuma data importante.
Além disso, softwares para advogados, como o iProcessum, ainda contam com um informador jurídico, que importa dos diários eletrônicos da justiça todas as atualizações dos processos do seu escritório.
O resultado disso é a agilidade na comunicação com o seu cliente. E, claro, o compartilhamento de conhecimento e resultados.
É hora de colocar tudo em prática!
Se você chegou até o fim da leitura desse artigo, é sinal que está buscando evoluir. Faça a reflexão: “O que você tem feito para se destacar e não ser apenas mais um advogado no mercado jurídico?”
Se a sua resposta for nada, é hora de começar a colocar todas as dicas deste artigo em prática. E para investir em um software jurídico completo, conte com o iProcessum. Nossa equipe está pronta para conversar com você!