Reconheça e fidelize os principais clientes do seu escritório de advocacia
Fidelizar clientes é essencial para garantir a saúde financeira e os lucros do seu escritório de advocacia. Por isso, você deve avaliar quem são seus principais clientes. Eles podem ser a chave para as demandas recorrentes, além de significar a possibilidade para novas indicações.
Você sabe quais são seus principais clientes? Quer saber como fidelizá-los? Então, continue a leitura desse artigo.
Quais os clientes mais importantes do seu escritório de advocacia?
Existem três maneiras de você descobrir se um cliente é estratégico para seu escritório.
- Avaliando o comportamento;
- Analisando se o perfil é compatível com seu escritório;
- O valor pago mensalmente
Avalie o comportamento dos seus clientes
Na hora de fechar o contrato, a pessoa ou empresa questiona sem parar o valor dos honorários? Ela tenta negociar a qualquer custo? Os atrasos acontecem com frequência? Você já sofreu com a inadimplência?
Se você respondeu sim à maioria das perguntas, definitivamente esse não é o melhor cliente para o seu escritório de advocacia. Não é recomendável, portanto, insistir em sua fidelização. Afinal de contas, o que você deseja é combinar um atendimento de qualidade com o aumento dos lucros, certo?
Isso não significa, entretanto, que você deva fechar as portas para esses clientes. O objetivo é concentrar energia e dedicação em quem valoriza seu trabalho, podendo, assim elevar o seu perfil profissional no mercado.
Invista nos clientes alinhados ao perfil do seu escritório de advocacia
Depois de identificar os perfis indesejáveis, é hora de destacar aqueles que você gostaria de manter uma boa relação. Isso envolve adequação com a cultura e área de atuação do seu escritório de advocacia.
Para isso, defina em qual nicho de mercado quer atuar. Escolhida a área de atuação, você deverá fazer de tudo para adquirir know-how e se destacar da concorrência.
Um dos segredos para se tornar referência no mercado escolhido, é investir na prospecção de clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas, desse segmento. Você conseguirá, assim, um alto grau de especialização. O resultado será a procura pelo seu escritório e o retorno financeiro. Escolha um nicho bastante específico e de preferência de grande complexidade.
Qual o valor médio dos serviços?
Definir quais são os clientes mais importantes envolve avaliar o “peso” de cada um deles no orçamento do seu escritório. Acompanhe, portanto, o valor médio despendido por cada empresa ou pessoa física atendida.
Os clientes prioritários, obviamente, são aqueles com contratos longos e valores mais altos. Isso contribuirá para que seu escritório trabalhe com alguma previsibilidade de receitas.
Como fidelizar clientes estratégicos?
Identifique oportunidades junto a eles Você deve identificar novas oportunidades de negócio a partir da relação estabelecida com seu cliente.
Ao conhecer uma empresa contratante, você pode se deparar com uma grande demanda de serviços jurídicos. Prestar um atendimento de excelência coloca seu escritório em um outro nível. Além de aumentar o faturamento.
Dedique-se, portanto, a causar boa impressão e alcançar resultados positivos. Sobre como garantir um bom atendimento já falamos diversas vezes aqui no blog, lembram?
Esses esforços, inclusive, podem incluir redirecionar profissionais e recursos de outros projetos. Lembre-se, entretanto, de analisar se não comprometeria os resultados dos outros serviços do seu escritório.
Utilize um software jurídico
Além de compreender quais são os clientes mais importantes do seu escritório, é preciso que o serviço oferecido seja de excelência. A fidelização e a conquista de uma nova clientela vai depender da qualidade do atendimento.
Para isso, é importante garantir produtividade e o cumprimento dos prazos. Você pode contar com a ajuda da tecnologia na hora de otimizar os processos. Entre as opções estão os softwares de gestão jurídica, como iProcessum.
Essas ferramentas fazem muita diferença na hora de surpreender seu cliente. E, obviamente, garantir um bom atendimento.
Com ele, você poderá demandar e observar a execução de todas as tarefas de um caso. Isso sem correr o risco de perder os prazos, já que o sistema avisa sobre o deadline.
Além disso, é possível acompanhar o andamento dos processos de todos os seus clientes. Isso mesmo! O software faz a busca de todos os diários eletrônicos da Justiça. Assim, você – e seu cliente – são avisados automaticamente sempre que houver uma atualização.
O programa jurídico também centraliza todas as informações para você montar suas peças em um único lugar. Os documentos ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados de qualquer dispositivo e local que estiver.
Conclusão
Estabelecer os clientes estratégicos vai fazer com que você e sua equipe concentre energia naquilo que dará maior retorno ao seu escritório. Após essa definição, é hora de investir na excelência do atendimento por meio de uma prestação de serviço diferenciada. O resultado será a fidelização, o aumento de indicações e, consequentemente, um lucro maior para seu escritório de advocacia.