Como fazer seu escritório de advocacia crescer? Parte II
Na última semana, apresentamos algumas estratégias para planejar o crescimento do seu escritório de advocacia. Agora, é hora de partimos para a segunda fase e aprender como fazer o seu escritório crescer.
Como deve ser a expansão do seu escritório de advocacia?
Dividimos o artigo em seis ações fundamentais e estratégias para você expandir seu escritório de advocacia. São elas:
- Prospecção de novos clientes pela fidelização dos antigos
- Monitoramento periódico
- Automatização das atividades repetitivas
- Software jurídico
- Divulgação do trabalho do seu escritório de advocacia
- Excelência no Atendimento
Prospecção de novos clientes
Normalmente, um dos primeiros – e principais – objetivos dos escritórios de advocacia é aumentar o número de clientes. Provavelmente essa também deve ser uma de suas metas. Você, inclusive, já definiu a quantidade de clientes que deseja conquistar e o prazo para se concretizar. Mas o que fazer para atingir esse objetivo?
Já falamos como você pode conseguir mais indicações na advocacia. O principal segredo, entretanto, está na qualidade do atendimento oferecido a seus clientes atuais. A excelência no serviço prestado é garantia de fidelização. E, claro, um cliente satisfeito irá recomendá-lo a amigos ou conhecidos.
Foque, portanto, em fidelizar sua clientela. E isso não resume em ser um expert na prática jurídica. É preciso ser sempre solícito, esclarecer dúvidas e oferecer feedbacks periódicos. Vamos reforçar a importância do atendimento ainda neste artigo. Continue a leitura!
Monitoramento periódico
A partir do momento em que se coloca em prática as estratégias para garantir o cumprimento das metas, você deve monitorar o trabalho regularmente. Afinal de contas, metas se transformam em ações e ações precisam de resultados, certo?
Comece a semana planejando as atividades de forma estratégica. Cada tarefa deve estar alinhada aos seus objetivos. Atualize cada um deles com o que já foi conquistado até o momento, e defina o que será feito a partir disso. Lembre-se de indicar os responsáveis em cada uma das próximas atividades.
Automatização de atividades repetitivas
Por que perder tempo com atividades que podem ser automatizadas? Quem deseja que seu escritório de advocacia prospere, deve investir em estratégias para deixar a rotina mais eficiente e produtiva.
Cadastro e acompanhamento de processo, produção de documentos jurídicos, controle de prazo e atividades, delegação de tarefas, gestão da equipe, atualização do status do caso ou do processo para o cliente. Tudo isso pode – e deve – ser feito por meio de um software jurídico.
Você e sua equipe terão, assim, mais tempo livre para se concentrar em atividades intelectuais e criativas, como o estudo de casos, elaboração de teses e até em mais estratégias para fazer o escritório crescer. As inovações tecnológicas estão aí para provar que a agilidade é a melhor amiga da produtividade.
Aposte no software jurídico
Os softwares jurídicos são essenciais para profissionalizar cada etapa da rotina do escritório, consolidando, assim, a sua reputação no mercado.
Além de organizar a rotina e garantir o cumprimento das atividades, programas como o iProcessum, contam com o informador jurídico. A funcionalidade realiza a busca diária em todos os Diários Eletrônicos da Justiça, notificando você e seu cliente em caso atualização no processo.
Com o software jurídico, todas as informações do seu cliente também ficam reunidas em um só lugar. E o melhor de tudo: elas estão disponíveis online, na nuvem. Dessa forma, quando precisar de alguma informação para mostrar a ele, é só pesquisar o que precisa de qualquer lugar que estiver ou dispositivo, seja celular, tablet ou computador.
Divulgação do trabalho do escritório de advocacia
Planejar e executar ações de marketing jurídico na internet é muito importante para escritórios e advogados serem percebidos, procurados e reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem.
Invista, portanto, na criação de conteúdos de qualidade e relevantes para se conectar com o seu público-alvo.
Você também deve fazer networking, participando de eventos em sua área de atuação. Lembre-se, entretanto, de selecionar de forma criteriosa os eventos, as empresas e entidades com quem você vai se relacionar profissionalmente. Você deve ser estratégico e assertivo, buscando parcerias de credibilidade e, claro, que estejam alinhadas ao perfil e filosofia do seu escritório.
Excelência no Atendimento
Todas as etapas anteriores fazem com que você preste um serviço de excelência.
Não podemos deixar de abordar, entretanto, em um único tópico a qualidade dos serviços prestados. A excelência contribui para a aquisição de novos clientes, fidelização dos já conquistados, visibilidade do seu escritório e para se destacar da concorrência. O resultado será o crescimento do seu negócio jurídico.
O iProcessum
Caso precise de um software jurídico para garantir sempre um atendimento de qualidade, o iProcessum organiza a gestão de casos e processo, notifica automaticamente seus clientes sobre as atualizações processuais e ainda ajuda no cumprimento de prazos!
Entre em contato conosco. Nossa ferramenta vai fazer com que seu escritório cresça de maneira escalável e sem estresse.
Finalizando a série de artigos para o crescimento do seu escritório de advocacia, na próxima semana vamos falar da importância de acompanhar a evolução dos objetivos para acertar a rota. Ou melhor ainda: estabelecer novos desafios.